Maioria das informações sobre a saúde do bebê na internet é imprecisa, diz pesquisa
Os pais que procuram conselhos e dicas sobre a saúde de seu bebê na internet devem tomar cuidado, pois a maioria das informações é imprecisa.
Pesquisadores estudaram a forma como a informação é trazida pela Google, usando termos de busca mais populares em relação à segurança do sono infantil, segundo o site Daily Mail.
Usando palavras-chave na busca como, “tabagismo infantil”, “posição de dormir infantil” e “criança de chupeta”, eles compararam os resultados de 1.300 sites com a Academia Americana de Pediatria.
O estudo revelou que apenas 43,5% dos sites forneceram informações precisas, enquanto que um quarto forneceu orientações irrelevantes e 28,1% tenham prestado informações inexatas.
A líder do estudo, Dra. Rachel Moon do Centro Infantil de Medicina Nacional, em Washignton, disse:
— É importante que os prestadores de cuidados da saúde percebam até que ponto os pais podem recorrer à internet para obter informações sobre a segurança do sono infantil e, assim, agir de acordo com o conselho, independente da confiabilidade da fonte.
Os pesquisadores disseram que os sites governamentais obtiveram 80,1% de informações precisas. No entanto, os blogs obtiveram apenas 30,9% de informações precisas.
Comentando os resultados, a Dra. Yan Frisca-Go, da UCLA (Universidade de Los Angeles) disse que muitos dos seus pacientes acreditavam que era seguro dormir na cama com o bebê, o que pode resultar em asfixia. Ela disse à ABC News:
— É muito bom ter a internet, mas a informação errada ou uma má informação é pior do que nenhuma.
Os pesquisadores disseram que não querem desencorajar os pais de procurar as informações na internet, mas aconselhou-os a verificar as suas conclusões.
Fonte: R7